O advogado especialista em inventários deverá analisar o contrato social, o último balanço patrimonial e o acordo de cotistas para responder esta pergunta.
Nesta análise, poderá já ser vislumbrado como a sucessão ocorrerá dentro da empresa, se os herdeiros poderão tomar o lugar do pai na sociedade, se eles serão remunerados destas cotas ou se apenas receberão os seus dividendos.
Caso o herdeiro não tenha interesse nenhum em continuar na empresa ele pode solicitar a liquidação das cotas. Se ele não concordar com os valores propostos ele pode recebê-los e buscar na justiça através da ação de apuração de valores a diferença que entende ser a correta.
Também há a possibilidade de a sociedade ser dissolvida. Para isso será necessário solicitar uma autorização judicial, afinal os credores e os demais herdeiros não poderão ser prejudicados com esta medida. Assim, os bens da empresa são dissolvidos entre os sócios e os herdeiros ficam com a parte que cabia a seu pai.
Importante pontuar que o inventariante terá muitas funções neste processo, sendo algumas delas de prestar contas dos atos e valores relacionados a empresa, contatar contador para efetuar balanço patrimonial especial, se for o caso, buscar dados ou fazer procedimentos na junta comercial do estado dentre outras atividades.
