Meu irmão não quer pagar o inventário. E agora?
Não é raro famílias se dividirem na hora da partilha os bens de um inventário.
Uma situação comum é um dos herdeiros se recusar a fazer o inventário, alegando não ter dinheiro para pagar os custos envolvidos na regularização.
O inventário extrajudicial é uma das formas de fazer a partilha dos bens. Ele é feito em cartório resulta num processo mais rápido e barato.
Porém, todos precisam estar de comum acordo. Caso não estejam, precisarão enfrentar um longo e caro processo judicial. Neste último, se um dos herdeiros alegar que não tem dinheiro para o pagamento, o juiz poderá autorizar a venda do(s) bem(ns) ou parte dele(s) para custear o processo. Leia também “Quando devo fazer um inventário”.
Você pode se perguntar:
“Eu posso pagar a parte do meu irmão no inventário?
” Sim! Você pode custear os gastos do seu irmão!
“Como eu garanto receber este dinheiro de volta?”
Para garantir a devolução destes valores você terá várias opções de contratos e garantias, mas a que eu sempre indico aos meus clientes é receber como pagamento uma porcentagem proporcional do bem a inventariar.
Se por exemplo o bem for uma casa, quando ela for vendida ou alugada os irmãos receberão proporcionalmente as suas cotas.
Esta opção é a mais segura para quem vai pagar os custos, pois o seu pagamento já está materializado, não dependendo da sorte para receber o pagamento futuro em dia.
Se o impedimento para regular os bens for apenas o pagamento dos custos do procedimento, sugiro conversar com seu irmão junto com um advogado para ele apresentar esta e outras opções para este impasse.
Com isso, vocês conseguirão concluir o inventário sem mais desentendimentos familiares e o quanto antes para não serem penalizados.
Quer conversar mais sobre o assunto? Entre em contato.
Thatiane Miranda Rodrigues